Cervejaria e startup coletam 100 toneladas de vidro para reciclagem


Foto: Divulgação | Green Mining
Projeto Rota do Vidro começou há 3 anos como ação pontual que uniu comerciantes e moradores em São Paulo Por Redação CicloVivo -18 de abril de 2022


Em 2019, a cervejaria Goose Island, a startup Green Mining e a associação Coletivo Pinheiros, lançaram o “Desafio do Vidro” para garantir que os resíduos fossem encaminhados para a reciclagem. O que era uma ação pontual de coleta e envio das garrafas de bares, restaurantes e condomínios no bairro Pinheiros para a reciclagem se tornou um projeto permanente.


O “Desafio do Vidro” se transformou no projeto “Rota do Vidro” e celebra a marca de 100 toneladas de resíduos enviados para reciclagem. Por meio de um sistema de logística reversa inteligente, realizado pela Green Mining, as embalagens pós-consumo são coletadas nos estabelecimentos e condomínios e encaminhadas para a fábrica da cervejaria Ambev, onde é realizado todo o processo de reciclagem.



Coletivo Pinheiros Blog
Foto: Divulgação | Green Mining

“O sistema desenvolvido por nós, garante toda a rastreabilidade do material que retornará ao ciclo de produção. Isso é logística reversa de verdade”, afirma Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining.


Mesmo o vidro sendo 100% reciclável, comerciantes sempre tiveram dificuldade para descartá-lo devido ao volume, peso e risco que o material cortante pode oferecer. Por isso, a implantação foi feita em um dos bairros mais boêmios da capital paulista, que registra um grande volume de resíduos pós-consumo, como as garrafas de bebidas alcóolicas.


“Ver que uma ação se tornou um projeto fixo no bairro e com parcerias incríveis e duradouras, como a da Goose Island e do Coletivo Pinheiros, é muito gratificante. O que estamos fazendo vai muito além de cumprir a legislação, é um compromisso de envolver cadeias produtivas no fomento à economia circular”, finaliza Rodrigo Oliveira.




Foto: Divulgação | Green Mining

A Rota do Vidro contempla estabelecimentos e condomínios associados ao Coletivo Pinheiros. Para se cadastrar para as coletas gratuitas, basta entrar em contato com a Green Mining pelo WhatsApp (11) 97694-6361 ou pelo email clicando aqui. Para moradores de Pinheiros que querem descartar materiais, é possível realizar no ecoponto da Quitanda que também faz parte do projeto. O ecoponto fica na Rua Matheus Grou, 159.





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo