Temos três pilares de atuação, com projetos voltados às práticas que impactem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: 

01. CUSTEAR 

projetos associativos visando a governança social e ambiental das comunidades presentes. O movimento é reconhecer que as barreiras não são soluções técnicas, mas, sim, como fazer, efetivamente, para garantir que os esforços estejam alinhados para alcançar um impacto muito maior: aumentar a capacidade de gerar mudanças e garantir o fortalecimento coletivo. 

Objetivo 8 Trabalho e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. 

Objetivo 11 Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. 

Objetivo 12 Consumo e produção sustentáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. 

Objetivo 16 Paz, Justiça e Instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. 

Objetivo 17 Parcerias e meios de implementação - Reforçar os meios de implementação e revitalizar as parcerias para o desenvolvimento sustentável.

02. COLABORAR

de forma multifacetada a estar presente nas ações da marca Coletivo Pinheiros e realizar os objetivos de desenvolvimento sustentável na região para "reposicionar as iniciativas coletivas, inspirar uma comunidade mais colaborativa a ser mais ativa para conquistar uma cidade mais humana". 

Objetivo 8 

Objetivo 11 

Objetivo 12 

Objetivo 16

Objetivo 17 

e ainda...

Objetivo 4 Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade; e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 

Objetivo 10 Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.  

03. RESSIGNIFICAR

olhares e significados ao consumo sustentável, às práticas comunitárias de cuidado, zelo e proteção de microrregião a partir da perspectiva da Economia Circular. Abordar temas variados nas ações de intervenções urbanas que chamem a atenção para questões alarmantes na nossa sociedade e que tirem o espectador da zona de conforto. 

Objetivo 8 

Objetivo 11 

Objetivo 12 

Objetivo 16

Objetivo 17 

e ainda...

Objetivo 1 Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2 Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição; e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 7 Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos. 

Objetivo 9 Inovação e Infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável; e fomentar a inovação.

Objetivo 10 Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.  

Objetivo 13 Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. 

Observamos que, dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sua coleção de 169 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, algumas já seguem em destaque dentro das práticas do Coletivo Pinheiros

Cada uma delas têm na sua competência parcerias com instituições ou empresas públicas ou privadas e a disponibilidade dos estabelecimentos associados para manifestações de transformação.